Agora
O SÓCIO
16H00
O SÓCIO
17H00
O SÓCIO
Todos os horários

História das Palavras: Salário

Você já pensou em ser remunerado por um trabalho com uma porção de sal? Pois é justamente essa a origem da palavra salário. O pagamento se chamava “salarium argentum”, que significa dinheiro de sal em latim. 

Na Roma Antiga, os soldados recebiam provimentos que continham sal e outros suprimentos, como grãos, óleo e vinho. O sal era um mantimento de extremo valor naquela época, pois além de ser usado para temperar os alimentos, servia para melhor conservá-los, já que não havia métodos de refrigeração. Era considerado ainda um presente divino, uma dádiva de Salus, a deusa da saúde.  

Durante muito tempo, o sal foi uma mercadoria de difícil obtenção, principalmente no interior da Europa. Era tão raro que podia ser facilmente trocado por vestimentas, armas, alimentos e outros produtos. 

O salário como forma de remuneração pelo que o trabalhador recebe por seus préstimos surgiu apenas na segunda metade do século 14. Aquela época foi marcada pelo declínio do feudalismo e pelo desenvolvimento de nações-estado poderosas.