Ta Na História

A vida de Cesare Battisti: Terrorista ou perseguido político?

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

 

Uma turma grande provocou: "por que você não grava sobre o terrorista Cesare Battisti?"

De uma maneira compacta, atravessei pontos importantes para entender a trajetória e o contexto político que esse cidadão, julgado e acusado de quatro assassinatos na Itália, viveu.

De 1977 a 1979 que acontecem os quatro homicídios que ele é acusado de ter participado. Entre essas quatro mortes estão: o diretor do presídio da cidade de Udine, onde ele ficou preso em 1974, e um joalheiro.

O filho desse joalheiro, Alberto Torrigiani, que estava começando a adolescência, ficou paraplégico ao ser atingido por um tiro.

O crime chocou a Itália dos conturbados anos de chumbo.

Até chegar ao Brasil, Cesare Battisti atravessou outros países em uma fuga que parecia não ter fim.

Você vai conhecer alguns desses lugares no vídeo, em especial como ele sobreviveu na França.

A estada de Battisti no nosso país foi marcada por debates intensos entre diferentes camadas da sociedade, incluindo a mais alta corte jurídica, o STF, e até o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Aperte o play e conheça melhor a vida de Cesare Battisti.

Dica de ouro: aproveite e se inscreva no youtube.com/tanahistoria. Têm muitos outros vídeos sobre personagens e fatos marcantes da história.

Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.