Ta Na História

Verão da Lata: um clássico da história doidona do Brasil

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

Milhares de latas com maconha apareceram no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo há 30 anos. O Brasil do finalzinho da década de 1980 parecia não acreditar no que via. Há quem defenda que muitos se lançaram ao mar atrás do hoje famoso “veneno da lata”.

Olha só o que rolou:

Sendo acompanhado pela polícia americana, o navio pirata Solana Star carregava ilegalmente milhares de latas contendo maconha. Papo de mais de 20 toneladas da erva. O destino seria os Estados Unidos, mas no meio do caminho havia uma parada no Rio de Janeiro.

Quase chegando em terras brasileiras, a tripulação ficou sabendo que a casa tinha caído. Descobriram o esquema e, pior, estava tudo pronto para um bote.

Solução para tentar fugir do tráfico internacional? Jogar a mercadoria preciosa no mar – e que o mar se encarregasse de absorver o pecado.

Aquele montão de latas foi pegando correntezas e chegando às praias.

Olha só no que deu essa história. É só apertar o play.

O History exibiu um belíssimo especial sobre esse episódio. É só clicar aqui e você vai estar ainda mais informado.

O Verão da Lata até hoje carrega lendas. Não é nada complicado ouvir testemunhas que o cantor Tim Maia contratou lanchas para conseguir as malvadas antes de chegarem às areias. Não é nada complicado conhecer gente que até hoje olha o mar e ao ver um ponto brilhando acha que é uma nova chance de reencontrar o barato.

Você viveu o Verão da Lata? Conta pra gente no [email protected]

Até semana que vem!

 


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.