INOVAÇÃO

Táxis voadores e sem motorista começarão a operar em Dubai ainda este ano

Quem teria coragem de encarar um mini-helicóptero sem piloto?  

Vídeo relacionado:
Muito em breve, quem precisar se locomover de forma prática e veloz por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, poderá optar por veículos automatizados  que deslizam pelo ar somente com o toque de um botão.

Segundo foi informado pelo departamento de transportes da cidade, espera-se que, para julho deste ano, drones de oito rotores fabricados pela empresa chinesa Ehang comecem a circular pelos céus de Dubai. Essas máquinas terão capacidade para transportar uma pessoa e uma mala pequena (peso total de 100 kg). Elas podem voar até 50 km ou por 30 minutos, com uma carga única de bateria, e sua velocidade máxima é de 160 km/h.

Conforme antecipou Mattar Al Tayer, diretor-geral da Autoridade de Estradas e Transportes, o drone já foi testado com sucesso pelos céus. Esses artefatos estão equipados com tecnologia à prova de falhas e aterrissarão imediatamente diante de qualquer contratempo, para garantir a segurança do passageiro. Seu percurso é controlado e monitorado constantemente através de um centro de comando.

Dubai já possui o maior sistema de transporte subterrâneo sem condutor do mundo e, no ano passado, deu início a um programa de testes que utiliza veículos automatizados. O primeiro-ministro dos EAU, o xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, anunciou que a expectativa para 2030 é que pelo menos 25% de todas as viagens na cidade sejam realizadas em veículos sem piloto.

Assista ao vídeo:




Fonte: NY Times

Imagem: Agence France Presse