PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Submarino alemão naufragado na I Guerra Mundial reaparece na França

Um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial que naufragou há mais de 100 anos reapareceu na costa francesa. O UC-61 havia encalhado em uma praia da cidade de Wissant em 1917. Os 26 tripulantes da embarcação se renderam logo após o incidente.

Vídeo relacionado:

Os principais alvos desses submarinos eram os navios de carga que transportavam suprimentos e material bélico da América do Norte para a Europa.. De acordo com historiadores, o UC-61 afundou ao menos 11 navios usando minas ou torpedos. Quando encalhou, ele estava com a missão de espalhar minas na costa norte da França.

Agora, partes do submarino vieram à tona e se transformaram em atração turística. Não é a primeira vez que os destroços emergiram do mar. "O naufrágio fica visível brevemente a cada dois ou três anos, dependendo das marés e do vento", disse Bernard Bracq, prefeito de Wissant. 

Dos 373 submarinos alemães que participaram a I Guerra, 178 foram destruídos pela ação dos Aliados. Destes, 41 foram afundados por minas, 30 por bombas de profundidade e 13 por navios. Estima-se que 15 mil marinheiros foram mortos durante ataques alemães durante o conflito.


Fonte: BBC

Imagem: Geertivp, via Wikimedia Commons