RELIGIÃO

Ruínas de igreja são encontradas submersas em local histórico para cristãos

As ruínas de uma antiga igreja da época do Império Romano foram encontradas na Turquia. A edificação se encontra submersa em um lago na cidade de Iznik, que no passado se chamava Niceia. A localidade ficou famosa por abrigar o Primeiro Concílio de Niceia, que reuniu bispos cristãos no ano de 325.

Vídeo relacionado:

Este concílio ecumênico, convocado pelo imperador romano Constantino I, foi a primeira tentativa de alcançar um consenso na Igreja através de uma assembleia que reunisse toda a cristandade. Representantes vieram de todas as regiões do Império Romano. Um dos principais propósitos do encontro foi resolver as divergências sobre a natureza divina de Jesus e sua relação com Deus. 

Historiadores e arqueólogos exploram a região há mais de um século. Mas foi apenas recentemente que fotografias aéreas registradas pelo governo turco revelaram as ruínas embaixo d'água. "Faço pesquisas de campo em Iznik desde 2006 e nunca havia encontrado uma estrutura tão magnífica quanto esta", disse Mustafa Şahin, que lidera o departamento de arqueologia da Universidade Bursa Uludağ.

Şahin acredita que a basílica foi construída em honra a São Neófito, que foi martirizado no local no ano 303. Mas, baseado em moedas encontradas no lugar, o arqueólogo sugere que a igreja tenha sido erguida por volta de 390, alguns anos após o famoso concílio.

Ainda de acordo com Şahin, a igreja pode ter sido construída sobre um templo pagão que honrava o deus Apolo, muito antes do surgimento do cristianismo.  A estrutura foi destruída por um terremoto no ano 740 e afundou no lago.


 Fontes: IFLSCience e Live Science

Imagem: Mustafa Şahin/Lake Iznik Excavation Archive