Todos os horários
Ta Na História

Quando o Maranhão foi invadido por extraterrestres...

Por Thiago Gomide do Tá na História, em parceria com o Catraca Livre.

Parceria HISTORY, Ta Na História e Catraca Livre

São Luís foi sacudida no dia 30 de outubro de 1971. A população não acreditava no que ouvia na rádio difusora, uma das mais tradicionais. ETs estavam invadindo a capital maranhense – e o resto do Brasil, vale dizer.

De acordo com os radialistas, não sobraria nada. Repórteres espalhados por São Luís traziam informações quentíssimas sobre o contato imediato. No Rio de Janeiro, um correspondente, que por vezes gaguejava de medo, entrevistava falsos cientistas.

Quer saber mais sobre como foi esse dia? Aperta o play.  

É evidente que tudo não passava de uma brincadeira. De mal gosto ou não, era uma brincadeira.

Uma brincadeira que trouxe para o Brasil a experiência realizada pelo diretor americano Orson Wells, que adaptou para a rádio dos Estados Unidos o clássico livro “ A guerra dos mundos”, do H.G.Wells.

Quem não riu nem um pouco com a farra foi o exército. Em plena ditadura militar, os militares lacraram a rádio por três dias.

A turma da rádio só não foi em cana porque os locutores falaram (duas vezes) que aquilo era uma peça de ficção.

Mas, pela confusão, quem estava do outro lado não se ligou nisso não.

Se você tem alguma história incrível, me conta no [email protected]

Até semana que vem!


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.