ESPAÇO

Por que o urso d'água é o único animal da Terra capaz de viver no espaço?

Os ursos-d’água, ou tardigrados, são os únicos organismos multicelulares do planeta Terra que seriam capazes de viver e se reproduzir no espaço, em condições de ausência de gravidade e de alimento e de água. Mas como eles desenvolveram essa incrível capacidade?

Segundo uma pesquisa realizada por um grupo de cientistas da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos EUA, a razão dessa capacidade está no fato de que 18% do seu DNA foram adquiridos de outros organismos.

O artigo, publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences, explica que o estudo e a análise do genoma desses pequenos invertebrados permitiram observar que mais de 6.500 regiões do DNA de 38.000 genes foram adquiridos de outros organismos, como arqueias, bactérias, plantas e fungos.

Graças a essa característica, os ursos-d’água conseguem suportar formas extremas de desidratação, quando seu corpo se seca e o DNA se desfaz. Depois, proteínas especiais reorganizam seu corpo, momento em que são introduzidos em suas células fragmentos de DNA externos. E é precisamente devido a esses genes emprestados que os ursos-d’água adquiriram a capacidade de regenerar seu DNA, possuindo resistência a condições extremas.

Fonte: Miami Diario

Imagem: Yury Dmitrienko/Shutterstock.com