ESPAÇO

Pesquisadores podem ter descoberto fora da Terra a origem do ouro

Cientistas buscam a origem de alguns dos materiais mais preciosos da Terra (como ouro, prata e platina) há quase seis décadas.

Agora eles podem ter encontrado uma solução. E a resposta aponta para o espaço.

Elementos pesados e valiosos como esses necessitam de uma grande quantidade de energia para serem produzidos. Até agora, ninguém consegue explicar como eles surgiram no universo. Mas a descoberta de que uma galáxia-anã chamada Reticulum II (situada a cerca de 98 mil anos-luz da Terra) possui estrelas que contêm uma quantidade colossal desses metais pode colocar fim a esse mistério.

De acordo com a Anna Frabel, cientista do MIT, entender como esses elementos pesados são formados é um dos maiores desafios da física nuclear. “A produção deles demanda tanta energia que seria quase impossível cria-los experimentalmente. O processo de criação deles não parece funcionar na Terra. Então temos que usar as estrelas e os objetos no cosmo como nosso laboratório”, diz.

Mas como todo esse ouro, prata, urânio, chumbo, platina vieram parar na Terra? A equipe da pesquisadora acredita que eles foram criados em explosões de nêutrons provocadas pela colisão de estrelas em galáxias-anãs como a Reticulm II. Em seguida, eles se incrustaram em asteroides, que transportaram os elementos para nosso planeta.


Fonte: Science Alert

Imagem: Yury Dmitrienko/Shutterstock.com