Todos os horários
ARTES PLÁSTICAS

Obra do artista plástico Banksy se autodestrói após venda milionária

O artista plástico Banksy armou uma "pegadinha" durante o leilão de uma de suas obras. Após ser arrematada por 1,4 milhão de libras (cerca de R$ 5 milhões), a ilustração A Menina com Balão se autodestruiu. A moldura escondia um cortador de papel, que picotou o quadro assim que sua venda foi concretizada.

A casa de leilões Sotheby's divulgou um comunicado dizendo que o "inesperado incidente se tornou instantaneamente um feito na história mundial da arte". Banksy havia planejado a destruição da peça anos antes. O artista (cuja identidade verdadeira ninguém conhece) é famoso por fazer duras críticas sociais em suas obras. 

O nome do comprador da peça de arte não foi revelado. Não se sabe se a pessoa terá que pagar o valor do lance. Especula-se que a obra possa ter se valorizado ainda mais após ter sido picotada em público. 

O misterioso Banksy começou a se destacar no fim dos anos 1990 por seus grafites na cidade inglesa de Bristol. Com o passar dos anos, suas ilustrações começaram a aparecer nas ruas de outros locais do mundo. A obra A Menina com Balão havia sido originalmente pintada em um muro no leste de Londres. 

Confira abaixo o momento da destruição do quadro:

  


 Fonte: BBC

 Imagem: Sotheby's