ESPAÇO

O que acontece se misturarmos água e antiácido em gravidade 0?

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional também gostam de se divertir. Além das experiências sérias realizadas por lá, eles também encontram tempo para testar curiosidades.

O que aconteceria se uma pastilha de antiácido efervescente fosse introduzida em uma bolha de água em um ambiente de microgravidade? O astronauta Terry Virts quis saber. Ele criou a bolha ao soltar a água que estava dentro de uma seringa.

O que determina o comportamento da água na microgravidade são suas moléculas. O hidrogênio tem carga levemente positiva, enquanto o oxigênio apresenta carga levemente negativa. Assim a água tem a tendência de permanecer unida. Em seguida, Virts colocou a pastilha na bolha flutuante. Com isso, houve um efeito efervescente e o CO2 fez com que pequenas gotas de água fossem expelidas da bolha.

Apesar de o resultado da experiência não ser novidade, o meio como ela foi filmada foi inovador. A equipe da estação espacial usou ela primeira vez uma câmera chamada “Epic Dragon”. Ela é capaz de capturar imagens com uma resolução de 6K e registrar até 300 frames por segundo.

Fonte: Popular Science

Crédito da foto: NASA/YouTube/Reprodução