ESPAÇO

NASA quase não percebe asteroide que passou raspando pela Terra

A NASA está sempre atenta para qualquer ameaça espacial a nosso planeta, certo? Não é bem assim. Um asteroide gigantesco passou "de raspão" pela Terra recentemente e a agência espacial norte-americana só se deu conta disso algumas horas antes do fato acontecer. 

Segundo especialistas, o asteroide 2018 GE3 possui entre 50 e a 100 metros de diâmetro, o tamanho de um campo de futebol. Viajando a 106 mil quilômetros por hora, ele passou a cerca de 200 mil quilômetros da Terra, metade da distância entre nosso planeta e a Lua.

Vídeo relacionado:

A presença de asteroides tão próximos da Terra não é incomum. Uma ou duas vezes por semana cientistas observam a passagem de outros deles a uma curta distância. O que é raro é um asteroide desse tamanho chegar tão perto do nosso planeta.

Se caísse na Terra, ele liberaria 185 vezes mais energia do que a bomba atômica de Hiroshima. A NASA tem um programa para detectar a passagem de asteroides, mas, dependendo de suas dimensões, eles podem escapar aos radares da agência. Foi o que aconteceu com o asteroide 2018 GE3.

Fonte: Science Alert

Imagem: Elenarts/Shutterstock.com