ESPAÇO

NASA chega a Plutão pela primeira vez: veja imagens

Uma terça-feira histórica para a humanidade e também para pesquisa espacial norte-americana. A sonda New Horizons, da Nasa, alcançou Plutão, considerado o último mundo inexplorado no Sistema Solar. Foram necessários 9,5 anos desde o seu lançamento, em 2006, para que a New Horizons desse esse histórico rasante. A sonda fez um sobrevoo ao planeta-anão e as primeiras imagens captadas já foram divulgadas pela Nasa com grande euforia nas redes sociais. Em especial, porque a superfície de Plutão parece desenhar um coração quando observada de longe, de acordo com as imagens. Tudo para celebrar um marco para os EUA, a unica nação a visitar todos os planetas do clássico Sistema Solar.

As imagens enviadas mostraram Plutão em tons de vermelho e laranja, com vales, montanhas e crateras, assim como a sua maior lua, Caronte (foto abaixo). O momento de maior aproximação da sonda, nesta segunda-feira, foi de 766.000 km da superfície de Plutão.

Crédito: NASA/JHUAPL/SWRIv

Alguns dados enviados pela sonda indicam que Plutão poderia ser maior do que o imaginado, um fato que poderia fazer com que ele retornasse à categoria de planeta. Equipada com câmeras e outros instrumentos, a New Horizons foi programada para reunir uma riqueza de imagens de Plutão e suas cinco luas, Caronte, Estige, Nix, Hidra e Cérberos.

Crédito: Tricia Talbert

Fonte: The Guardian , Nasa

Crédito foto destaque: NASA/APL/SwRI