Antigo Egito

Lição de casa de aluno do Antigo Egito será exibida na Inglaterra

Uma relíquia de quase dois mil anos que será exposta na Inglaterra mostra como eram as lições de casa no Antigo Egito. A tabuleta de cera com moldura de madeira mostra uma lição de grego direcionada a uma criança. O texto apresenta exercícios de escrita e leitura, além de uma tabuada de multiplicar.

Vídeo relacionado:

A tabuleta data do século II d.C, quando o Egito estava sob domínio do Império Romano.  Aparentemente o texto foi escrito por um professor e copiado por um aluno. De acordo com Peter Toth, curador da Biblioteca Britânica, onde o artefato será exibido, a caligrafia do estudante é um pouco trêmula. 

O dever de casa também servia para ensinar lições morais e comportamentais. Entre as frases que aparecem na tabuleta estão "você deve apenas aceitar conselhos de um homem sábio" e "você não pode confiar em todos os seus amigos". "A mente também estava sendo instruída", disse Toth.

A tabuleta funcionava como uma espécie de lousa da época. O "quadro-negro" era feito de cera escura derretida. Objetos pontiagudos (precursores das canetas) eram usados para escrever em sua superfície. O artefato está muito bem preservado, o que é uma raridade. A relíquia foi adquirida pela Biblioteca Britânica em 1892 e será exibida pela primeira vez desde os anos 1970.


Fonte: IFLScience

Imagem: Biblioteca Britânica