PEDRAS PRECIOSAS

Gelo descoberto em diamantes pode indicar existência de água nas profundezas da Terra

Cientistas descobriram uma misteriosa forma de gelo cristalizado dentro de diamantes. Esse tipo de fenômeno nunca havia sido observado antes na natureza. Isso pode indicar a existência de reservatórios de água nas profundezas do manto terrestre.

Vídeo relacionado:

Apesar de sólido dentro dos diamantes, essa espécie de gelo cristalizado, conhecido como ice VII, seria líquida no manto terrestre, de acordo com os pesquisadores.  O achado foi uma surpresa para os cientistas, que não esperavam encontrar água nas gemas. 

Os diamantes pesquisados foram encontrados na China, África do Sul e Botsuana. "Esses reservatórios de água podem ser um fenômeno global", disse Oliver Tschauner, professor de geologia da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos. A descoberta irá ajudar os cientistas a criar modelos mais precisos do interior da Terra.

Os diamantes oferecem uma oportunidade única para os cientistas observarem o que acontece dentro da Terra. As pedras são criadas sob imensa pressão durante milhões de anos. A maioria deles foi formada no manto, a quilômetros de profundidade. As gemas podem absorver outros minerais do manto e carregá-los lentamente para a superfície.

Fonte: Newsweek

Imagem: Bjoern Wylezich/Shutterstock.com