evolução

A evolução humana continua em andamento! O que mudou nos últimos mil anos?

A expectativa de vida aumentou, mas o tamanho do cérebro diminuiu! 

 

Todas as espécies estão em evolução contínua: lentamente, as novas gerações se adaptam fisiologicamente a um contexto em constante mudança. Os seres humanos também evoluíram significativamente nos últimos milênios.

A expectativa de vida, por exemplo, dobrou nos últimos mil anos, passando de 40 a quase 80 anos. A idade reprodutiva também se estendeu consideravelmente, para garantir que os nascimentos pudessem ocorrer no período vital mais benéfico para as crianças.

A mistura racial, proporcionada pelas migrações constantes e pela facilidade moderna em realizar longas viagens, fez com que o sistema imunológico dos homens e das mulheres se fortalecesse consideravelmente. Antigamente, um vírus levado de um continente a outro poderia significar o extermínio de povos inteiros.

Além disso, o tamanho do cérebro diminuiu em quase 10%. Alguns pesquisadores sugerem que os avanços tecnológicos provocaram essa mudança, por causa da distribuição de tarefas a máquinas e ferramentas, as quais, anteriormente, eram feitas pelo homem.


Fonte: SuperCurioso

Imagem: Shutterstock.com