O UNIVERSO

Estagiário de apenas 15 anos descobre novo planeta

A busca por vida fora da Terra, ou por algum indício que explique como o nosso Universo surgiu, move gerações ao longo da história. Guiado por cálculos matemáticos e por uma imensa curiosidade, o garoto Tom Wagg, então um estagiário de 15 anos, se tornou a pessoa mais jovem do mundo a descobrir um exoplaneta, de acordo com a Universidade de Keele.

Ele encontrou o WASP-142b, um planeta localizado a aproximadamente 100 anos-luz, na Constelação de Hydra. Ele tem o tamanho de Júpiter e foram necessários dois anos para que fosse reconhecido pela comunidade científica. 

Wagg, hoje com 17 anos, fazia estágio em um projeto do governo britânico chamado Wide Angle Search for Planet, da Univ. de Keele, quando descobriu o WASP-142b. O mais surpreendente é que ele não encontrou o planeta usando exatamente um telescópio, mas cálculos matemáticos. Seu feito ocorreu a partir de dados obtidos pelo observatório da Universidade, que mediu uma oscilação do brilho de uma das estrelas. Era o momento em que o planeta orbitava sua estrela, a WASP-142. Foi o 142º planeta a ser descoberto e, por isso, o número foi incluído no seu nome.

Fontes: BBC, Universidade de Keele

Créditos da Imagens: Tom Waag em imagem divulgada pela Universidade de Keele e impressão artística de David A. Hardy, via Astroart