GRÉCIA ANTIGA

Encontrados esqueletos de vítimas de massacre na Grécia antiga

Cerca de 80 esqueletos foram encontrados enterrados da mesma forma. Cientistas acreditam que eram cidadãos gregos e não escravos.

Arqueólogos descobriram um cemitério com cerca de 80 esqueletos de jovens que foram executados na Grécia entre os séculos 8 e 5 a.C.. Todos foram enterrados com grilhões de ferro presos ao pulso. A forma meticulosa como foram enterrados leva os cientistas a acreditarem que não se tratava de escravos ou criminosos.

Uma das teorias mais aceitas é que esses homens eram apoiadores de Cylon, um nobre ateniense e campeão olímpico que ensaiou uma tentativa de golpe em 632 a.C..O golpe falhou, e Cylon se escondeu em um templo. Ele conseguiu escapar, mas as pessoas que o apoiaram foram mortas.



“Eles foram executados, todos da mesma maneira”, disse a chefe das escavações, Stella Chryssoulaki. “Eles todos têm as mãos amarradas com algemas e a maioria deles são muito jovens e estavam em muito bom estado de saúde quando foram executados”, completou.

Os esqueletos foram encontrados no início na necrópole - parte da cidade onde eram enterrados os mortos na Grécia Antiga - na área de Falyron.

Os cientistas esperam os resultados dos testes de DNA e da investigação dos antropólogos para descobrir exatamente como os homens foram mortos.


Fonte: G1
Imagens: frame do vídeo produzido pela EuroNews