MARTE

Encontradas em Marte pistas sobre a origem da vida na Terra

Indícios estão sob fundo de um mar marciano já extinto. 

Vídeo relacionado:
Pesquisas sobre dados obtidos pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, levaram à descoberta de evidências sobre antigos depósitos hidrotermais no fundo do mar de Marte, algo que poderia ser fundamental para obter indícios sobre a origem da vida na Terra.

Com base em estudos da bacia de Eridania, uma região marciana com antigas formações geológicas, os especialistas conseguiram identificar certos minerais que comprovam a existência desses depósitos hidrotermais.

Segundo Paul Niles, um dos autores da pesquisa, a região estudada sugere que lá existiu um mar com atividade hidrotermal e que a combinação da água com a atividade vulcânica criou condições “provavelmente similares” às que se davam na Terra, exatamente no momento em que a vida começava a evoluir.

“É muito semelhante aos ambientes hidrotermais da Terra: sem uma atmosfera agradável, somente com rochas e água”, explica o especialista. De acordo com o estudo, é provável que o chamado mar de Eridania tenha surgido há 3,7 bilhões de anos.

“Mesmo se nunca encontrarmos provas de que tenha existido vida em Marte, esse local pode nos dar informações sobre o tipo de ambiente em que a vida teria se desenvolvido da Terra”, afirmou Niles.


Fonte: Science Daily