planetas

Conjunção planetária de Júpiter e Vênus encerra agosto

Fenômeno ocorre quando os dois planetas ficam alinhados e pode ser visto da terra durante a noite. Vale marcar na agenda.

Entre os dias 26 e 28 de agosto, será possível apreciar o fenômeno conhecido como “conjunção planetária”. A melhor noite para visualizá-lo será 27 de agosto. Júpiter e Vênus ficam alinhados muito de perto no céu noturno, criando belo e brilhantes pontos.

De acordo com Emilio García, da Unidade de Comunicação e Divulgação do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, “é muito bonito ver esses dois pontos luminosos tão próximos no céu e pensar que um é uma imensa bola de gás e o outro é um inferno no qual o chumbo derreteria”.

O fenômeno será visível dos dois hemisférios, embora seja recomendável se afastar de qualquer área luminosa e, principalmente, ficar em um local com o horizonte amplo, uma vez que a “conjunção” poderá ser observada no próprio horizonte, a uma altura muito baixa. A sugestão é encontrar um local com horizonte Oeste completamente livre, sem prédios, árvores ou montanhas.


Fonte: RT
Imagem: NikoNomad/Shutterstock.com