O UNIVERSO

Conheça os passageiros a bordo da Juno

Três bonequinhos de Lego de alumínio viajam pelo espaço e agora orbitam Júpiter, a quase um bilhão de quilômetros de nós.

Eles são os passageiros da missão Juno, da NASA, e viajam pelo espaço há mais de cinco anos. Finalmente, chegaram ao seu destino mortífero: os cinturões radioativos do maior planeta do Sistema Solar.

Os bonequinhos representam figuras dignas da sua jornada. Um deles é Júpiter, o pai dos deuses, portador de temíveis raios. A outra é Juno – ou Hera - a esposa de Júpiter, que possui uma lupa, que busca a verdade. O terceiro boneco é um humano, Galileu Galilei, que construiu um telescópio usado para observar o planeta e suas quatro principais luas - Júpiter possui mais de 60 satélites.

Lego no espaço

Vale lembrar que esses não são os primeiros legos a viajar pelo espaço. Um já havia subido à estratosfera dentro de um globo, e outros já visitaram a estação especial internacional. Porém, estes três são os que foram mais longe. Eles também não saíram barato - cada um custou 15 mil euros (R$ 60 mil reais) e estão na missão por conta de uma parceira com a NASA. Eles foram feitos de alumínio e não de plástico (como os tradicionais) para que a sua presença não interferisse nos equipamentos da nave e também para resistir a altas temperaturas. 

Exploração de Júpiter

No ultimo dia 5 de julho, a sonda Juno entrou na órbita de Júpiter. Seu objetivo agora é explorar as características do planeta, ou seja, analisar a sua composição como, por exemplo, a quantidade de água existente na sua atmosfera.

Depois de completar as suas 37 voltas em torno de Júpiter, a missão, que custou US$ 1 bilhão, chegará ao fim em fevereiro de 2018. Nesta data, ocorrerá um último acionamento do motor, que provocará a destruição proposital do equipamento.




Fonte: El País

Imagem: Divulgação