CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Como Marte será preparado para receber a vida humana

A primeira etapa levaria "apenas" 100 anos para ficar pronta. A segunda é bem mais complicada!  

A NASA acaba de publicar um relatório intitulado Planetary Science Vision 2050 Workshop, no qual são revelados detalhes do plano criado para condicionar a atmosfera de Marte à habitabilidade humana.

[CONHEÇA A ROTINA DA EQUIPE CONFINADA EM UM "MARTE SIMULADO"]

O projeto possui duas etapas. Aaron Berliner, da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, e Chris McKay, da divisão espacial do Ames Research Center (ARC) da NASA, explicam que a primeira fase consiste em aumentar a temperatura média anual da superfície de -60º para um número próximo à temperatura média da Terra, e recriar uma atmosfera densa em CO2. Essa etapa de aquecimento é relativamente fácil e rápida e poderá durar aproximadamente 100 anos.


A segunda fase compreende a produção dos níveis de oxigênio na atmosfera que permitirão aos seres humanos e outros mamíferos de grande porte respirar normalmente. Essa etapa de oxigenação é relativamente difícil e demoraria 100 mil anos ou mais, a não ser que haja um avanço tecnológico antes disso.

Os cientistas esclarecem que é necessário aprofundar algumas pesquisas sobre o território marciano antes de implementar um plano tão ambicioso.


Fonte: TeleSur

Imagem: Shutterstock