Agora
TRATO FEITO
17H00
TRATO FEITO
17H55
TRATO FEITO
Todos os horários
GENÉTICA

Cientistas revelam novos segredos sobre a fecundação

Até o momento, pensava-se que os óvulos tinham um papel passivo durante a concepção, simplesmente deixando entrar o primeiro espermatozoide que chegasse até eles. No entanto, um novo estudo sugere que os óvulos escolhem quais espermatozoides entrarão, podendo, inclusive, ler a carga genética contida em cada um deles.

Vídeo relacionado:

Cientistas do Instituto de Pesquisa Pacific Northwest, em Seattle, nos Estados Unidos, analisaram o processo de fecundação de um grupo de camundongos. Metade dos machos estudados havia sido modificada para carregar o gene responsável pelo câncer de testículo, uma das doenças mais comuns entre esses roedores. Após estudar os resultados, confirmou-se que apenas 27% dos filhotes gerados durante o experimento apresentavam o gene mutante – valor muito inferior aos 75% estimados pelos cálculos iniciais.

De acordo com Joe Nadeau, o responsável pela pesquisa, esse fato prova que os óvulos atuam como recrutadores, eliminando da corrida os espermatozoides com genes inadequados, de modo a obter a fecundação mais saudável possível.

Fonte: VIX

 

Imagem: Maxim Gaigul/Shutterstock.com