MARTE

Cientistas podem ter descoberto origem de rastros misteriosos em Marte

Cientistas podem ter descoberto a origem de marcas misteriosas que aparecem na superfície de Marte.

Eles acreditam que elas sejam causadas por água fervente. Os rastros, escuros e estreitos, aparecem nos meses de verão marciano e somem durante o inverno.

As marcas se estendem por centenas de metros, percorrendo penhascos, fossas e crateras. Fotos tiradas da órbita do planeta mostram evidências de que esses veios seriam formados por água corrente.  Mas os cientistas ainda não sabiam como era o processo de formação dos rastros.


[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



De acordo com a teoria dos pesquisadores da Universidade de Nantes, na França, os veios se formam quando a água que se infiltra um pouco abaixo da superfície do planeta ferve de forma violenta. Com isso, grãos de sedimento do solo seriam expelidos com uma força tremenda. Esses grãos formariam pequenos montes que desmoronariam devido a avalanches. Assim, as marcas seriam formadas.

Quando a água congela nos meses de inverno, os veios seriam cobertos por uma fina camada de sedimentos que se forma sobre eles. A fonte de onde vem essa água ainda é incerta. Cientistas acreditam que ela pode se condensar da atmosfera de Marte ou vir de reservas subterrâneas.

 


 

Fonte: The Guardian
Imagem: NASA/Divulgação