meteoros

Bolas de fogo “acendem” os céus dos Estados Unidos

No começo deste mês, ao menos duas bolas de fogo rasgaram os céus dos Estados Unidos, diante de várias testemunhas, de acordo com dados da Sociedade Americana de Meteoros. Foram duas bolas no fogo no mesmo dia, no caso no dia 3 de novembro. A primeira delas apareceu sobre Arkansas; a segunda foi vista em West Virginia.

Esta última foi a mais visível, com relatos registrados em lugares distantes, como o extremo norte da Pensilvânia e o sul da Georgia. Mais de 500 pessoas reportaram o avistamento do meteoro no site da Sociedade Americana de Meteoros.

De acordo com Bill Cooke, chefe do Escritório de Meteoritos da NASA, no Centro de Vôo Espacial Marshall, o objeto que varreu os céus de West Virgínia era mesmo um objeto espacial.
O meteoro era extremamente brilhante e teria tamanho de uma bola de baseball.

Já a bola de fogo vista sobre Arkansas foi, provavelmente, um meteoro Táuridas, de acordo com Cooke. Com base em relatos de testemunhas, ele avançou de leste para oeste. Cooke estima que era "provavelmente tão brilhante quanto uma lua crescente."

A Sociedade Americana de Meteoros recebeu pouco mais de 40 registros sobre a bola de fogo no Arkansas, mas Cooke diz que muitas mais pessoas escreveram sobre o ocorrido no Twitter, o que facilita o trabalho dos pesquisadores na investigação, já que geralmente as pessoas criam posts nesta rede social imediatamente após a visualização.

Fonte:

Live Science