O UNIVERSO

Astrônomos registram momento em que buraco negro devora estrela gigante

Pela primeira vez na história da ciência, uma equipe de pesquisadores conseguiu registrar o raríssimo processo em que um buraco negro engole uma estrela do tamanho do nosso sol.

[VEJA TAMBÉM: Cientistas descobrem luz cósmica misteriosa vinda do espaço]

Tudo foi possível graças à implementação de poderosos radiotelescópios que permitiram aos especialistas detectar de que modo um buraco negro absorve a massa de uma estrela, desintegra-a no processo e, imediatamente em seguida, emitindo um poderoso lampejo de raios-x. Por fim, o buraco negro fica rodeado pelos resíduos da estrela, uma nuvem de gás e poeira.


Absorver essa nuvem de resíduos pode exigir ao buraco negro milhões de anos, embora devorar completamente a estrela seja algo muito mais rápido. “Eventos como esse são extremamente raros. É a primeira vez que somos capazes de vê-lo na sua totalidade, desde a destruição da estrela até o jato cônico de material, ou ‘jet’. Pudemos ver o fenômeno se desenvolver ao longo de vários meses”, afirmou Sjoert van Velzen, da Universidade Johns Hopkins.

Até hoje, a astronomia contava apenas com alguns indícios sobre o que acontecia durante o processo de um buraco negro engolindo uma estrela.

Veja mais no vídeo abaixo:

Não perca este sábado, às 22h55
ESTREIA: A MÁFIA E O VATICANO, às 22h55

Missas são celebradas nos esconderijos da máfia e famílias que estão longe de serem santas controlam os festivais católicos. Por décadas uma instituição cuja santidade da vida é tudo, está intrinsicamente ligada a uma organização cuja atividade do dia a dia é a morte. O que é oferecido no altar? O sangue dos inocentes. Assista ao vídeo a baixo e não perca, este sábado:




Fonte: Clarín 

Imagem: Reprodução YouTube/Nasa Goddard