ESPAÇO

Astronauta diz ter ouvido um som misterioso de batida no espaço

Um astronauta chinês deu um depoimento intrigante a respeito de uma de suas viagens espaciais.

Em entrevista recente à China Central Television, Yang Liwei, a primeira pessoa de seu país a ir para o espaço, disse que ouviu sons estranhos enquanto estava a bordo da nave Shezhou 5. “Uma situação não-casual que encontrei no espaço foi uma batida que aparecia de tempo em tempo”, declarou.

 

De acordo com ele, o ruído não vinha de dentro nem de fora da nave, mas soava como se alguém estivesse batendo em um balde de ferro com um martelo de madeira. Liwei conta que ficou muito nervoso com o barulho. Ele afirma que olhou pela escotilha, mas não conseguiu identificar sua origem. O fato teria acontecido em 2003, ano em que Liwei se tornou o primeiro astronauta chinês (ou “taikonauta”, como são chamados no país). Curiosamente o som também teria sido ouvido por astronautas que participaram de missões nas naves Shenzhou 6 e 7 em 2005 e 2008.

 

As causas do barulho são um mistério. Especula-se que ele pode ter sido provocado por detritos espaciais atingindo a nave, apesar de uma ocorrência assim ser improvável. A explicação mais plausível para o ruído aponta para a expansão e contração da nave no ambiente de baixa temperatura no espaço.

 

Esse não é o primeiro caso de barulhos estranhos ouvidos no espaço. A tripulação da Apollo 10, em sua viagem em volta da lua em 1969 também escutou um assovio inexplicável, que parecia interferência de rádio. Provavelmente há uma explicação racional para o fenômeno, mas até hoje ela nunca foi encontrada. No caso das missões chineses, as causas podem estar no design das naves utilizada pela agência espacial do país. Felizmente todas essas missões foram bem-sucedidas. Seja lá o que tenha provocado o ruído, parece não ter colocado em risco as tripulações.

 


Fonte: IFLScience

Imagem: Nasa History Office/Reprodução