Stan Lee

EXCELSIOR! Conheça o legado de Stan Lee

28.DEZ.1922

Nasce Stan Lee, o criador do Homem-Aranha, Vingadores e X-Men

Um dos responsáveis pelo sucesso mundial da Marvel Comics, o multifacetado escritor Stanley Martin Lieber nasceu em Nova York, no dia 28 de dezembro de 1922. Mais conhecido como Stan Lee, ele também foi editor, publicitário, produtor e empresário. Em parceria com renomados desenhistas, como Jack Kirby, Steve Ditko e John Romita, criou super-heróis "mais humanos", como Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro, os X-Men, Demolidor, Thor, Os Vingadores, Quarteto Fantástico e Doutor Estranho.

Esse novo gênero de super-herói fez com que a Marvel deixasse de ser uma pequena editora de HQs e se transformasse em uma das maiores corporações de entretenimento do planeta. Os heróis de Stan Lee, ao contrário dos invencíveis Super-Homem ou Mulher Maravilha, tinham preocupações comuns como pagar contas, agradar a namorada ou cuidar de uma tia idosa. Eles também poderiam ficar frustrados ou feridos.

Para chegar ao sucesso, Stan Lee precisou batalhar muito. Nascido no Bronx, em Nova York, ele foi o segundo filho de um casal de judeus imigrantes da Romênia. Ele passou boa parte da infância em um quarto-sala, mas desde cedo gostou de ler e escrever. Seu grande sonho era lançar um romance, o que de fato aconteceu, mas seu talento foi direcionando e reconhecidos nos quadrinhos desde cedo. Stan Lee também faz pequenas aparições no cinema, nos filmes sobre os seus super-heróis. Ele morreu em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos.

 


Imagem: Gage Skidmore [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons