Stan Lee

EXCELSIOR! Conheça o legado de Stan Lee

12.nov.2018

Morre Stan Lee, criador do Homem-Aranha, X-Men e Hulk

Stanley Martin Lieber, mais conhecido como Stan Lee, morreu em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos, segundo o site TMZ. O famoso roteirista e editor nova-iorquino de histórias em quadrinhos passou mal em sua casa e foi levado ao hospital Cedars-Sinai de Los Angeles. A causa de sua morte ainda não foi confirmada, mas ele vinha sofrendo de diversos problemas de saúde nos últimos tempos. Ele também havia sofrido uma cirurgia há alguns anos para colocar um marca-passo.

Lee foi uma das personalidades-chave da editora Marvel e, ao lado de uma equipe de desenhistas, tais como Steve Ditko e Jack Kirby, criou alguns dos super-heróis que protagonizaram as histórias em quadrinhos mais emblemáticas de todos os tempos. Co-criador do Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, X-Men, Hulk e muitos outros heróis, ele também fez várias participações especiais nos longa-metragens baseados em personagens da Marvel.

Lee nasceu em Manhattan, no dia 28 de dezembro de 1922, filho do casal Jack e Celia Lieber, ambos judeus imigrantes da Romênia. Seu pai, um alfaiate, e sua mãe, dona-de-casa, tiveram ainda mais um filho, Larry, nascido em 1931 (e que assim como o irmão mais velho também fez carreira no mundo dos quadrinhos). 

Desde pequeno, Lee gostava de escrever, e seu sonho durante a adolescência era escrever um dia um grande romance. Ainda na adolescência, Lee trabalhou na Timely Comics, que mais tarde se tornaria a Marvel Comics. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lee alistou-se no Exército dos Estados Unidos e serviu na parte de comunicação, escrevendo manuais, slogans, filmes de treinamento e ocasionalmente desenhando. Após a Segunda Guerra Mundial, Lee voltou para a sua posição naquela que se tornaria a Marvel Comics. 

Nos anos 1960, Lee estava chegando aos 40 anos e se considerava velho para escrever histórias de super-heróis estereotipados. Foi então que sua mulher, Joan, sugeriu que ele deveria realmente criar seus próprios personagens, a seu modo. 

Com a ajuda de Jack Kirby, Lee deu a seus novos super-heróis sentimentos mais humanos. Seus personagens eram melancólicos e cometiam erros humanos. Preocupavam-se em pagar suas contas e impressionar suas namoradas e às vezes ficavam até doentes fisicamente. 

O primeiro trabalho conjunto entre Lee e Jack Kirby foi o grupo de super-heróis conhecido como O Quarteto Fantástico. Sua popularidade imediata fez com que Lee e os ilustradores da Marvel produzissem vários novos títulos. Lee criou o Incrível Hulk, o Homem de Ferro, Thor e os X-Men com Kirby; Demolidor com Bill Everett; e o personagem de maior sucesso da Marvel, o Homem-Aranha, criado com Steve Ditko. 

Nos últimos anos, Lee tornou-se um ícone e a cara pública da Marvel Comics. Ele faz aparições em convenções de histórias em quadrinhos pelos EUA, palestrando e participando em discussões. Ele também mudou-se para a Califórnia em 1981 para desenvolver as propriedades de televisão e filmes da Marvel.


 Imagem: US Embassy Tokyo, via Wikimedia Commons