Todos os horários
07.DEZ.1987

Plano Piloto de Brasília é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O Plano Piloto da cidade de Brasília passava a ser considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO em um dia como este, no ano de 1987, pelo seu conjunto arquitetônico e urbanístico. A capital do Brasil é a única cidade do mundo construída no século 20 que recebeu a honraria.

O relatório da inscrição da cidade defendia sua proteção por ser uma cidade moderna, única e singular, construída no século 20 a partir do zero, no meio do nada, para tornar-se não apenas a capital de um país, mas também um marco histórico magnífico. A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956, por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se, formalmente, a terceira capital do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro.

 

Uma série dramática que apresenta a grandiosa história da construção da capital do nosso país. Não perca a nova produção original do History, Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília. Estreia sábado, 21 de abril, às 19h.

 


 Imagem: anônimo [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons