21.mar.1960

É inaugurada Brasília, a nova capital do Brasil

Brasília, a nova sede do governo federal do Brasil, foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a moderna cidade, única e singular, foi construída a partir do zero, no meio do nada, para tornar-se não apenas a capital de um país, mas também um marco histórico magnífico.

A ideia de estabelecer uma capital no interior do país era antiga. Em 1761, o Marques de Pombal já havia feito essa proposta. No século seguinte, José Bonifácio, o patriarca da Independência, também defendia essa possibilidade. A primeira Constituição da República, de 1891, estabeleceu legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital. Mas Brasília só começaria a sair do papel por iniciativa do presidente Juscelino Kubitschek, em 1956.

Milhares de operários (apelidados de "candangos") trabalharam incessantemente para construir a cidade. O próprio presidente dividia seu tempo entre o palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e o Catetinho, uma provisória estrutura de madeira erguida numa clareira próxima das obras.

Brasília tornou-se, formalmente, a terceira capital do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro. O projeto foi concebido para refletir a fé do Brasil no futuro, ideia incorporada em edifícios de vanguarda e projetos urbanos avançados. Atualmente, Brasília é o lar de quase 3 milhões de pessoas. Em 1987, a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

Uma série dramática que apresenta a grandiosa história da construção da capital do nosso país. Não perca a nova produção original do History, Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília. Estreia sábado, 21 de abril, às 19h.

 


Imagem: Mario Roberto Duran Ortiz [Domínio público], via Wikimedia Commons

Imagem 2: Gervásio Batista/Arquivo Público do DF