Hoje na história

15.Jul.1918

Última ofensiva alemã dá início à Segunda Batalha de Marne

Em um dia como este, em 1918, próximo ao Rio Marne, na região francesa de Champagne, os alemães deram início ao que seria sua ofensiva final na Primeira Guerra Mundial. Apelidada de Segunda Batalha de Marne, o conflito se encerrou vários dias depois com uma grande vitória dos Aliados.

Na manhã do dia 15 de julho, 23 divisões do 1o. e 3o Exércitos da Alemaha atacaram o 4o. Exército francês no leste de Remis, enquanto 17 divisões do 7o. Exército, auxiliado pelo 9o. Exército, atacou o 6o. Exército francês no oeste da cidade. Esse ataque duplo tinha intenção de dividir e conquistar as forças francesas, que contavam com 85 tropas norte-americanas, assim como uma parte da Força Expedicionária Britânica, que tinha um bom número de homens em Flanders. Quando os alemães deram início ao seu avanço após um bombardeio inicial, contudo, eles encontraram uma linha de falsas trincheiras francesas, guardadas por poucos soldados. O front real estava mais além e saiu praticamento ileso dos ataques. A estratégia de enganar o adversário foi colocada em prática pelo comandante Philippe Petain.

Assim que os alemães se aproximaram da verdadeira linha do front Aliado, eles encontraram uma forte barreira de fogo armada por franceses e americanos. Encurralados, os alemães sofreram muitas baixas, permitindo que os Aliados montassem um contra-ataque ainda maior, que teria início no dia 18 de julho.

 


Imagem: Bundesarchiv, Bild 183-R28717 / CC-BY-SA [CC BY-SA 3.0 de], via Wikimedia Commons