Hoje na história

24.Abr.1990

Telescópio espacial Hubble é colocado em órbita

Em 24 de abril de 1990, a equipe do ônibus espacial americano Discovery colocou o telescópio Hubble, um observatório sideral de longo prazo, em órbita ao redor da Terra.

O telescópio espacial, concebido nos anos 40, projetado nos 70 e construído nos 80, foi criado para proporcionar aos astrônomos uma visão única do sistema solar, da galáxia e do Universo. Inicialmente, os operadores do Hubble tiveram um contratempo, quando foi descoberto um defeito nas lentes, mas uma missão de reparo em pleno espaço resolveu o problema e, em 1993, o Hubble começou a enviar suas primeiras imagens.

Livre de interferências atmosféricas, o Hubble tem uma resolução dez vezes maior que os observatórios terrestres. Aproximadamente do tamanho de um ônibus, o telescópio é movido pela energia solar. Dentre suas várias conquistas astronômicas, o Hubble foi usado para registrar a colisão de um cometa contra Júpiter, oferecer uma visão da superfície de Plutão, de galáxias distantes, de nuvens de gás e de buracos negros.

 


Imagem: NASA. Licenciado sob Domínio público via Wikimedia Commons.