Hoje na história

18.fev.2006

Rolling Stones tocam para 1,5 milhão de pessoas em Copacabana

No dia 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones tocaram para cerca de 1,5 milhão de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Foi um dos maiores públicos já registrados em um show no mundo inteiro e a maior apresentação da carreira da banda. Mais de 10 mil policiais foram destacados para o evento.

A apresentação gratuita fez parte da turnê A Bigger Bang. Estima-se que o show tenha custado por volta de U$ 2,5 milhões.  O palco possuía 24 metros de altura (o que equivale a um prédio de oito andares) por 70 metros de largura. Para garantir a qualidade de som, foram colocadas 16 torres de som entre Copacabana e o Leme. Também havia sete telões para quem estivesse vendo de longe.

Cinquenta jornalistas estrangeiros foram credenciados para cobrir o espetáculo. Milhares de turistas estrangeiros também desembarcaram no Rio para assistir ao show. Os artistas brasileiros Afroreggae e Titãs abriram a apresentação.

A banda começou o show tocando "Jumpin' Jack Flash" e fechou com "Brown Sugar". No bis, os Stones tocaram "You Can't Always Get What You Want" e "Satisfaction". Mick Jagger falou em português com a plateia diversas vezes. O espetáculo, transmitido mundialmente pela TV, durou quase duas horas.

Imagem: Jim Pietryga via Wikimedia Commons