Hoje na história

26.nov.2011

Robô Curiosity começa sua viagem para Marte

Um dos mais avançados equipamentos de exploração espacial era lançado a Marte em um dia como este, no ano de 2011, do Cabo Canaveral, nos EUA. A Nasa lançou o Mars Science Laboratory (MSL), uma sonda espacial, que transportava no seu interior o veículo explorador chamado de Curiosity. Este robô é semelhante aos veículos Spirit e Opportunity.

O pouso na superfície de Marte, na cratera Gale, ocorreu em 6 de agosto de 2012. Desde então, o Curiosity já enviou milhares de imagens e também coletou dados sobre o clima, atmosfera e a formação do Planeta Vermelho. O veículo da Nasa possui um microlaboratório capaz de realizar exames do solo marciano. Entre suas principais descobertas, está o fato de que Marte apresenta sinais de que o planeta já chegou a oferecer condições para abrigar a vida microbiana há bilhões de anos. Entre os elementos químicos encontrados estão nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e carbono, componentes essenciais para o desenvolvimento de bactérias e outros micro-organismos. Um dos objetivos da missão também é avaliar a possibilidade do envio de uma missão tripulada a Marte. Vale lembrar que a comunidade internacional (e não somente os EUA) foi responsável pelo fornecimento da maioria dos instrumentos do Curiosity.

 


Imagem: By NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science SystemsDerivative work including grading, distortion correction, minor local adjustments and rendering from tiff-file: Julian Herzog (http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA16239) [Public domain], via Wikimedia Commons