Hoje na história

11.Aug.1827

Quando o "Dia da Pendura" teve sua origem

Em um dia como este, no ano de 1827, eram criados os primeiros cursos superiores do Brasil de Direito, com as fundações pelo Imperador D. Pedro I das Faculdades de Direito em São Paulo, e em Olinda.  Consequentemente, o Dia do Advogado também passou a ser comemorado no mesmo dia. Contudo, este dia também marca uma tradição, o Dia da Pendura.
 
De origem não muito bem definida, especula-se que o pendura pode ter nascido após convites de proprietários de restaurantes para que os acadêmicos, seus clientes, fossem brindar em seus restaurantes, no dia 11 de agosto, a fundação dos cursos jurídicos. Nestas ocasiões, eram oferecidos, comida e bebida.
 
A tradição foi mantida até nossos dias e, atualmente, consiste em comer, beber e não pagar, solicitando que a conta seja pendurada. Tudo isso, num grande ambiente de festa. Contudo, há um detalhe que não pode nunca ser desrespeitado, de acordo com a tradição: os 10% do garçom devem ser pagos.
 
Geralmente, no Pendura, os garçons costumam escutar o seguinte versinho dos clientes: "Garçom tira a conta da mesa/ E põe um sorriso no rosto/ Seria uma grande avareza/ Cobrar no 11 de agosto"
 
 

Imagem: Shutterstock.com