Hoje na história

07.Abr.1831

Pedro II torna-se Imperador do Brasil

Com apenas cinco anos de idade, Dom Pedro II deu início no dia 7 de abril de 1831 ao reinado de 58 anos do Império do Brasil. Ele ficou no posto até a sua deposição em 1889, quando ocorreu a proclamação da República. Dom Pedro II tornou-se o imperador após a abdicação do pai, que deixou o trono e retornou a Portugal. 

 

Filho mais novo do imperador Dom Pedro I do Brasil e da imperatriz Dona Maria Leopoldina de Áustria, D. Pedro II nasceu no Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1825. Como não pôde ser coroado aos cinco anos por ser menor de idade, ele passou a maior parte da sua infância e adolescência recebendo a preparação para se tornar um governante. O ambiente palaciano também o preparou muito bem para as intrigas e traições que enfretaria pela frente.

 

Até ser coroado, um grande debate se deu sobre a questão da maioridade de Pedro II. Havia um apelo para ela fosse antecipada, com o objetivo de não esperar até que ele completasse 18 anos para ser coroado. Havia pressa, pois o Brasil vivia um período muito turbulento sob o comando de regentes. As disputas entre facções políticas provocaram diversas rebeliões e levaram a uma situação extremamente instável no período regencial. Em 23 de julho de 1840, a Assembleia Geral declarou formalmente Pedro II maior de idade aos 14 anos. Com essa decisão, o garoto foi coroado e consagrado imperador em 18 de julho de 1841. Menos de dois anos depois, D. Pedro II também se casou por procuração com a Princesa Teresa Cristina.

 

Durante o seu reinado, D. Pedro II batalhou pela unificação do Brasil. Sob seu comando, o Império venceu três conflitos internacionais - a Guerra do Prata, a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai -, assim como as forças imperiais sufocaram outras tensões internas. O imperador também ficou conhecido por patrocinar o conhecimento, a cultura e as ciências. Ainda durante o seu reinado ocorreu a abolição da escravidão no Brasil. A Lei Áurea foi assinada em 13 de maio de 1888 pela Princesa Regente do Brasil Dona Isabel. Dom Pedro II estava em Milão, na Itália, com a saúde bastante debilitada, quando recebeu a notícia.

 

O Império do Brasil chegou ao fim no dia 15 de novembro de 1889, com a derrubada da monarquia e a proclamação da República. Pedro II passou seus últimos anos de vida no exílio na Europa e morreu em Paris, no dia 5 de dezembro de 1891. Décadas mais tarde, seus restos mortais foram trazidos de volta ao Brasil.

 


 

Imagem: Alphonse Liébert [Domínio Público], via Wikimedia Commons