Hoje na história

17.set.1985

Ocorre o primeiro grande apagão da história do Brasil

O Brasil registrava o seu primeiro grande apagão da história em um dia como este, no ano de 1985. Oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, foram atingidos pela queda de energia. Ficaram sem luz elétrica os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e parte do Espírito Santo. Não houve, contudo, uma paralisação contínua, mas o fornecimento de energia ficou comprometido ao longo de três horas. Este blecaute só seria superado pelo ocorrido em 1999.
 
O início do apagão aconteceu no meio da tarde, às 15h45min, após uma sobrecarga de energia elétrica na cidade de São Roque, no interior de São Paulo. Isto gerou uma resposta protetora da rede, interrompendo a transmissão de energia. A interrupção provocou um efeito cascata nas hidrelétricas do rio Paranaíba, que se desligaram e, em seguida, provocaram a falta de luz em vários estados.
 
São Paulo foi o mais afetado pelo apagão, que provocou caos, especialmente, no trânsito. Ocorreram 50 acidentes por conta do não funcionamento dos semáforos e duas pessoas morreram atropeladas. Também foram registradas tentativas de depredação na Estação Júlio Prestes e na Estação Patriarca, já que as pessoas não puderam embarcar nos trens. No interior paulista, 271 cidades ficaram sem luz. No Rio de Janeiro, o metrô ficou parado por 28 minutos, até às 17h. Na Central do Brasil, os trens demoraram mais de uma hora.
 
 

Imagem: Rodrigo Soldon (http://www.flickr.com/photos/soldon/3792956672/) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons