Hoje na história

09.ago.1974

Nixon renúncia à presidência dos EUA por causa do escândalo Watergate

Um dos maiores escândalos da política norte-americana, o Watergate, teve um dos seus principais capítulos no dia 9 de agosto de 1974, com a renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano. Ele deixou o cargo pouco antes da votação do impeachment pelo Congresso. Depois desta avalanche na sua carreira política, Nixon só retornaria à vida pública depois de 20 anos. O caso Watergate veio a público no dia 18 de junho de 1972, quando o jornal Washington Post estampou em sua capa um assalto ocorrido na véspera à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate.

Durante a campanha eleitoral, cinco pessoas foram presas, fotografando e instalando escutas no escritório do Partido Democrata. Os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, do Washington Post, foram informados por uma fonte, apelidada de Garganta Profunda, de que Nixon sabia das operações ilegais. Apenas em 2005, a identidade do informante foi revelada. Em 31 de maio de 2005, W. Mark Felt, ex-vice-presidente do FBI, assumiu que era o famoso Garganta Profunda.

 

 


Imagem: Unknown or not provided (U.S. National Archives and Records Administration) [Public domain], via Wikimedia Commons