Hoje na história

13.ago.1899

Nasce o "Mestre do Suspense" no cinema, Alfred Hitchcock

Considerado o "Mestre do Suspense", o inglês Alfred Hitchcock nascia em um dia como hoje, no ano de 1899, em Londres. Durante sua vida morou nos Estados Unidos e é considerado um dos melhores diretores da história do cinema. Desde seus primeiros projetos, Hitchcock costumava aparecer na frente da câmera por alguns segundos. Primeiro por falta de extras, mas o costume foi mantido como uma tradição até seus últimos filmes, fazendo de suas aparições especiais uma marca registrada.
 
Em 1925, dirigiu “The Pleasure Garden”, que se tornou um sucesso e lhe permitiu realizar, um ano depois, “O Inquilino Sinistro”, onde já deu mostras de  sua característica maestria como diretor de suspense. Seu grande sucesso veio com filmes como “39 Degraus” (1935), e “A Dama Oculta” (1938). Seu primeiro filme em Hollywood foi “Rebecca”, que ganhou o Oscar de Melhor Filme, em 1941.
 
Em 1942, seu estilo já havia se tornado tão reconhecido que seu nome passou a ser mostrado na tela antes mesmo do título de seus filmes. O primeiro foi “Alfred Hitchcock’s Saboteur”. Cary Grant transformou-se no seu ator favorito e grande amigo. Juntos fizeram quatro filmes: “Suspeita” (1941), “Interlúdio” (1946), “Ladrão de Casaca” (1955) e “Intriga Internacional” (1959), todos grandes clássicos do cinema.
 
Com James Stewart, outro ator que apreciava, realizou “Festim Diabólico”, filme concebido com um plano de sequência em tempo real; “Janela Indiscreta”(1954), provavelmente o filme máximo de suspense, e “Um Corpo que Cai”, considerado, em geral, o melhor filme de Hitchcock e em dos melhores filmes da história.
 
Hitchcock continuou filmando até 1976, e, ainda que sempre alcançasse grandes sucessos, vale a pena destacar mais dois grandes clássicos: “Psicose” (1960) e “Os Pássaros” (1963), ambos assombrosos e perturbadores. Morreu no dia 29 de abril de 1980, aos 80 anos, em Bel Air, nos EUA, vítima de insuficiência renal.
 

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Alfred Hitchcock

 

 

Imagem: Jack Mitchell [CC BY-SA 4.0-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons