Hoje na história

18.jul.1918

Nasce Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul

No dia 18 de julho de 1918 nascia em Mvezo, na África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela, o ex-líder rebelde, ex-presidente da África do Sul entre 1994 e 1999 e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993. Mandela representou a luta contra o Apartheid, sistema racista oficializado em 1948. Com formação acadêmica em Direito, ele prestou ao longo da sua vida serviços à humanidade e defendeu os direitos humanos.

Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Nelson Madela

Quando jovem, defendia a resistência não violenta. Foi julgado por traição, fugiu da polícia e recebeu a pena de prisão perpétua que resultou no seu encarceramento por 25 anos. Deixou a cadeia apenas em 1990, para então tornar-se o presidente da África do Sul e conduzir uma política de igualdade e democracia no país. A figura de Mandela e sua luta durante a vida inspiraram vários filmes e livros. Recentemente ele lutou contra um câncer da próstata. Durante a Copa da África em 2010, muitos aguardavam ansiosos pela sua presença na competição, contudo, um acidente de carro que matou sua neta justamente após o show de abertura da Copa deixou Mandela de luto. Ele apenas compareceu pouco antes da partida final, por apenas três minutos, para um breve aceno ao público.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Nelson Mandela

 


 

Imagem: Richard GiffordMuntuwandi at en.wikipedia (Flickr Transferred from en.wikipedia) [CC BY 2.0], from Wikimedia Commons