Todos os horários

Hoje na história

05.May.1818

Nasce Karl Marx, filósofo e teórico político alemão

Considerado um dos arquitetos da sociologia moderna, Karl Marx nascia em um dia como este, no ano de 1818, em Tréveris, na Alemanha. Sem dúvida, ele foi dos grandes pensadores e teóricos do nosso tempo, influenciando áreas do conhecimento como filosofia, história, economia, geografia, entre tantas. A obra de Marx sobre economia lançou as bases para a compreensão atual do trabalho e de sua relação com o capital. Suas teorias, conhecidas como marxismo, defendem que as sociedades humanas evoluem por meio da luta de classes: um conflito entre a burguesa, que controla a produção, e um proletariado, que fornece a mão de obra para a produção.
 
De acordo com Marx, o capitalismo produziria seus próprios conflitos internos que o conduziriam à autodestruição. A partir daí, viria um novo sistema, o socialismo, governado pela classe trabalhadora. Marx acreditava que o socialismo daria origem ao comunismo, uma sociedade apátrida, sem classes sociais e igualitária.
 
Em 1848, Marx, com a ajuda de Friedrich Engels, publicou O Manifesto Comunista, em Londres. O panfleto político - sem dúvida o mais influente na história - proclamou que "a história de toda a sociedade até agora existente é a história das lutas de classes" e que a vitória inevitável do proletariado, ou classe trabalhadora, conduziria ao fim da sociedade de classes para sempre. Originalmente, publicado em alemão como Manifest der Kommunistischen Partei ("Manifesto do Partido Comunista"), o trabalho teve pouco impacto imediato. Suas ideias, porém, repercutiram com grande força no século 20.
 
Em 1864, Marx ajudou a fundar a Associação Internacional dos Trabalhadores e, em 1867, publicou o primeiro volume de sua monumental obra Das Kapital (O Capital), o trabalho de base da teoria comunista. Com a sua morte, em 14 de março de 1884, o comunismo tornou-se um movimento reconhecido na Europa. Vinte e três anos depois, em 1917, Vladimir Lenin, marxista, conduziu a primeira revolução comunista do mundo da Rússia.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Karl Marx

 

Imagem: Benutzer Tets [Domínio público], via Wikimedia Commons