Hoje na história

29.Maio.1959

Nasce Gretchen, a eterna Rainha do Rebolado

Gretchen, a eterna Rainha do Rebolado e Rainha do Bumbum, nasceu no dia 29 de maio de 1959 no Rio de Janeiro. Batizada de Maria Odete Brito de Miranda, ele é cantora, dançarina e atriz.

 

Com mais de 40 anos de carreira, já vendeu mais de 15 milhões de discos. Entre os seus hits estão “Melô do Piripipi (Je Suis La Femme)“. “Conga, Conga, Conga” e “Freak Le Boom Boom”. Estas músicas foram bastante procuradas no serviço Spotify na época do Natal e Réveillon. Segundo levantamento do próprio Spotify, a audiência das músicas da Gretchen no serviço subiram mais de 200% entre os dias 24 e 25 de dezembro de 2016. Na noite de Réveillon, mais de 300%. O mesmo ocorreu no mesmo período do ano anterior. Com uma popularidade que sobrevive ao tempo e a gerações, em 2015 foi lançado o livro "Gretchen - Uma biografia quase não autorizada". 


A vida artística de Gretchen começou na infância e em família. Formou o grupo As Melindrosas com as irmãs Sula e Yara e a prima Paula. O primeiro álbum, “Disco Baby”, foi um sucesso. No final dos anos 70, Gretchen partiu para carreira solo. Símbolo sexual, posou para revistas masculinas e participou de filmes. No começo dos anos 80, ao lado de Rita Cadillac, filmou Aluga-se Moças, no estilo pornochanchada, que foi um grande sucesso de bilheteria. Também esteve em filmes eróticos, entre 2006 e 2008.

 

A cantora ainda foi estrela de realities shows como "Troca de Família" (2010) e "A Fazenda" (2012). Em 2008, Gretchen concorreu à prefeitura da Ilha de Itamaracá (PE), pelo PPS, mas ganhou apenas 343 votos.

 

Em 2017, ela fez uma versão do funk Deu onda, do carioca MC G15. A cantora substituiu a letra original por "Eu não preciso mais mexer e nem dançar a conga". 




Imagem: Reprodução/ Gretchen & Você