Todos os horários

Hoje na história

05.Feb.1947

Nasce a consagrada atriz Regina Duarte

No dia 5 de fevereiro de 1947 nascia, em Franca (SP), a consagrada atriz Regina Blois Duarte, cuja história se confunde com a das telenovelas brasileiras.

Premiada no cinema, teatro e televisão, ela estreou em 1965 na TV Excelsior, na telenovela A Deusa Vencida. No teatro, fez sua primeira aparição profissional nos palcos em A Megera Domada, de Shakespeare, em uma montagem de Antunes Filho.

Anos mais tarde, em 1971, ganharia o apelido de "a namoradinha do Brasil" que a acompanharia por um longo período por causa de sua participação na novela Minha Doce Namorada, da Rede Globo.

Por sinal, quando Regina Duarte aparecia nas novelas, era sinal de altos índices de audiência no Ibope visto sua simpatia com o público. Tanto que foi ela que deu vida a algumas "Helenas" do escritor Manoel Carlos, como em História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).

Regina Duarte também interpretou personagens que entraram para a história das novelas como Simone Marques, de Selva de Pedra (1972); a Malu, do seriado Malu Mulher (1979/1980); a dupla personalidade Luana Camará/Priscila Capricce em Sétimo Sentido (1982); Raquel Accioli em Vale Tudo (1988); e Maria do Carmo de Rainha da Sucata (1990).

Porém, para muitos, seu grande personagem foi a extravagante Viúva Porcina da novela Roque Santeiro (1985).

Em sua vida particular, Regina Duarte casou três vezes e é mãe de três filhos, entre eles a atriz Gabriela Duarte, com quem contracenou junto na telenovela Por Amor e na minissérie Chiquinha Gonzaga.

 

Imagem: Leivison [Domínio Público], via Wikimedia Commons