Hoje na história

24.Abr.1967

Morre o primeiro homem em uma missão espacial

O piloto de testes, engenheiro aeroespacial e cosmonauta Vladimir Komarov morreu no dia 27 de abril de 1967 por conta de problemas no retorno à Terra. O pára-quedas não funcionou na reentrada na atmosfera, e a cápsula dele se chocou contra o solo. Komarov era o único tripulante da nave Soyuz 1 e se tornou o primeiro soviético a ir ao espaço duas vezes e o primeiro homem a morrer numa missão espacial.

Komarov fez parte do primeiro grupo de cosmonautas selecionado em 1960, juntamente com Yuri Gagarin e Gherman Titov, os dois primeiros homens em órbita da Terra. Apesar de não reunir todas as exigências físicas necessárias, sua perseverança e grande conhecimento como engenheiro foram determinantes para que ele seguisse com seu trabalho como cosmonauta.
Após comandar a missão Voskhod 1, que apresentou uma série de inovações técnicas na corrida espacial, Komarov mais tarde foi escolhido como chefe da Soyuz 1 como parte do plano da União Soviética em chegar à Lua primeiro.

Logo após a tragédia, surgiram rumores de que esta missão estaria repleta de problemas desde o começo. Especula-se que a Soyuz 1 foi lançada mesmo assim por conta de pressões políticas.

Imagem: Selo comemorativo da União Soviética [Domínio Público], via Wikipedia Commons