Hoje na história

24.Maio.1543

Morre Copérnico

Em 24 de maio de 1543, o astrônomo Nicolau Copérnico morreu na atual cidade de Frombork, na Polônia. Pai da astronomia moderna, ele foi o primeiro cientista europeu a sugerir que a Terra e outros planetas giravam em torno do Sol.

Antes da publicação de seu grande trabalho “Das Revoluções das Esferas Celestes”, em 1543, astrônomos europeus acreditavam que a Terra se localizava no centro do Universo, perspectiva que também era defendida pela maioria dos filósofos e pela Bíblia. Além de definir corretamente a ordem dos planetas já conhecidos, incluindo a Terra, a partir do Sol, e estimar seus períodos orbitais com certa precisão, Copérnico argumentou que a Terra dava voltas diárias em torno do seu eixo e que mudanças graduais desse eixo acarretavam nas mudanças de estações.

Ele morreu no ano em que seu grande trabalho foi publicado, ficando a salvo da ira de líderes religiosos, que condenaram sua visão heliocêntrica do Universo como herética. Apenas no final do século XVIII, a teoria de Copérnico ganhou, finalmente, aceitação universal.

 


Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Nicolau Copérnico