Hoje na história

27.Aug.2003

Marte atinge menor distância da Terra em quase 60 mil anos

Em um dia como este, no ano de 2003, o planetas Terra e Marte atingiram a sua maior aproximação em um período de quase 60 mil anos. Eles ficaram a menos de 55,76 milhões de quilômetros de distância, segundo os astrônomos. Apesar da "proximidade", a olho nu o planeta vermelho ficou parecido com uma estrela de brilho intenso. Contudo, com o uso de telescópios mais potentes foi possível avistar alguns detalhes de maneira inédita.

 
A última vez que houve tamanha proximidade foi em 12 de setembro de 57.617 a.C, quando os dois planetas ficaram a 55,72 milhões de quilômetros, ou seja, 40,2 mil quilômetros mais perto do que em 2003. A próxima aproximação irá ocorrer em 28 de agosto de 2287.
 
O fenômeno foi possível por conta da oposição periélica, uma conjunção de dois fatores: Marte ficou no ponto de sua órbita mais distante do Sol ao mesmo tempo em que se oporá a ele tendo como referência a Terra. Assim ficaram alinhados, respectivamente, Sol, Terra e Marte.
 
 

Imagem: RHorning and later modified by Scooter20 (Own work, based on the these sources.) [Public domain], via Wikimedia Commons