Todos os horários

Hoje na história

13.Jun.1995

Lançado o álbum Jagged Little Pill, da cantora Alanis Morissette

No dia 13 de junho de 1995, o mundo conhecia uma das vozes mais influentes da música pop com o lançamento do álbum Jagged Little Pill, da cantora canadense Alanis Morissette. Com faixas como “You Oughta Know”, “Hand in My Pocket” e “Ironic” e lançado pela Maverick Records, “Jagged Little Pill” ficou 12 semanas não consecutivas em primeiro lugar no Billboard 200, nos Estados Unidos, e recebeu seis indicações ao Grammy Awards. Na sua época de lançamento, tornou-se o álbum de estreia mais vendido pelo globo com mais de 33 milhões de exemplares comercializados internacionalmente. Também está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Antes de “Jagged Little Pill”, Alanis já tinha lançado dois álbuns em seu país natal, ainda na adolescência: “Alanis” e “Now Is the Time”, pela gravadora MCA Records Canadá. A Maverick Records não tinha muitas expectativas quando lançou Jagged Little Pill. O álbum estreou em #118 no Billboard 200 dos Estados Unidos. “You Oughta Know” foi o primeiro single a tocar nas rádios norte-americanas e a canção ganhou ainda mais atenção após ter o videoclipe lançado na MTV. Seu maior hit, “Ironic”, atingiu o pico de #4.

O projeto de vídeo “Jagged Little Pill, Live”, com shows da primeira turnê mundial da cantora, ganhou o Grammy de 1998 na categoria Melhor Videoclipe em Formato Longo. Em 2005, Alanis regravou o álbum no formato acústico, em comemoração aos dez anos de seu lançamento, e o resultado também foi um sucesso de crítica e de vendas.

 


Imagem: livepict.com [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons