Hoje na história

02.out.1950

Lançada a tira Peanuts, que apresentava Charlie Brown e Snoopy

Em 2 de outubro de 1950, era publicada pela primeira vez a tira de jornal Peanuts (também conhecida no Brasil como Minduim). Os quadrinhos, criados por Charles Schulz, eram protagonizados pelo melancólico menino Charlie Brown e seu carismático cachorrinho Snoopy. No seu ápice, Peanuts aparecia em mais de 2600 jornais, com um número de leitores estimado em 355 milhões em 75 países, traduzida para 40 idiomas.

O sucesso das tiras nos jornais foi tão grande que em 1965 transformaram-se em desenho animado, com o especial de TV A Charlie Brown Christmas (O Natal de Charlie Brown), produzidos por Lee Mendelson e dirigidos por Bill Meléndez. A popularidade tornou-se maior ainda, levando à criação de vários produtos com a franquia Peanuts, desde cadernos e camisetas até pastas de dente. Peanuts teve também quatro longas-metragens e diversos outros especiais e séries animadas na televisão.

Além de Charlie Brown e Snoopy, a tira traz outros personagens marcantes, como Lucy, Linus, Schroeder, Sally, Patty Pimentinha e o passarinho Woodstock. A tira foi publicada até 13 de fevereiro de 2000, um dia após a morte de Charles Schulz. Reproduções das tiras ainda são publicadas em diversos jornais do mundo.


 Imagem: Reprodução/Universal Uclick, via Wikipedia