Hoje na história

28.May.1987

Jovem invade espaço aéreo soviético e pousa pequeno avião na Praça Vermelha

Em 28 de maio de 1987, Mathias Rust, um jovem aviador de 18 anos, se tornou uma dor de cabeça para a União Soviética. Com a parca experiência de menos de 40 horas de voo, o rapaz partiu de Helsinki, na Finlândia, pilotando um pequeno avião até a Praça Vermelha, em Moscou. Sua modesta aeronave Cessna 172 Skyhawk passou despercebida pelos poderosos radares do país comunista, invadindo o espaço aéreo de uma das maiores potências bélicas do mundo.

Rust disse que seu voo tinha a intenção de promover a paz mundial e de reduzir a tensão entre os dois lados da Guerra Fria. O rapaz chegou a distribuir autógrafos na Praça Vermelha antes de ser preso. Sua aventura colocou na berlinda todo o sistema de defesa aéreo soviético.

O voo de Rust provocou uma grave crise na URSS. Após o incidente, vários oficiais foram demitidos, inclusive o ministro da defesa, Sergei Sokolov, e o comandante da força aérea, o marechal Alexander Koldunov. Rust foi condenado a quatro anos de prisão, mas foi perdoado e libertado após passar 14 meses atrás das grades.


Imagem: Avião utilizado por Mathias Rust – 360b / Shutterstock.com